Tânia Gouveia (Bombeiros da Malveira) alcança 1.º lugar na prova Quebra Costas Internacional

bomelite bvm

Tânia Gouveia (Bombeiros da Malveira) alcança 1.º lugar na prova Quebra Costas Internacional

 

Coimbra recebeu esta manhã mais uma prova de Elite Quebra Costas Internacional, prova internacional destinada a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos.

A prova contou com a participação de bombeiros de cinco nacionalidades, representando 94 corporações de Portugal continental (461 bombeiros) e uma da Madeira (1 bombeiro), equipas de Espanha (Salamanca e de Santiago de Compostela, oito bombeiros), França (uma equipa de cinco bombeiros de Aix-en-Provençe), do Brasil (17 bombeiros de Fortaleza) e a participação individual de um bombeiro do Reino Unido e outro da Argentina.

Sobre a prova

Esta prova de resistência teve por objetivo subir, no menor tempo possível, um percurso de 500 metros (com desnível positivo de aproximadamente 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%), que vai do Arco da Almedina à Universidade, envergando o equipamento de proteção individual (EPI) urbano completo.

O EPI é composto por bota de Incêndio Urbano e Industrial, cogula de Incêndios Urbanos devidamente colocada e mantida até ao final da prova, ARICA no mínimo de 150 Bar de pressão, num cilindro de no mínimo 6 litros, capacete urbano devidamente colocado e com viseira, luvas integradas no EPI, calças de combate a incêndios urbanos, casaco de combate a incêndios urbanos e Peça facial / máscara a tira colo.

Bombeiros de Mafra em prova

Entre os 427 bombeio(a)s que terminaram a prova encontravam-se 6 do concelho de Mafra, 5 dos Bombeiros Voluntários da Malveira e 1 dos Bombeiros Voluntários da Ericeira.

Tânia Gouveia, dos Bombeiros Voluntários da Malveira, conquistou o 1.º lugar no seu escalão (Veterana F40). Em 2023, Tânia Gouveia já havia alcançado o 1.º lugar, em Braga, na prova do “Escadórios da Humanidade”.

A classificação, por escalão, dos bombeiros do concelho de Mafra que participaram nesta prova foi a seguinte:

bomeli bvmBombeiros Voluntários da Malveira

Sénior Masculino
37.º lugar: Joaquim Martinho (98.º geral)

Veterano M30
58.º lugar: Marcos Sousa (170.º geral)

Veterano M45
16.º lugar: Nuno Cardoso (212.º geral)

Veterana F40
1.º lugar: Tânia Gouveia (218.º geral)

Veterano M40
34.º lugar: Pedro Rodrigues (353.º geral)

Bombeiros Voluntários da Ericeira

Veterana F30
7.º lugar: Filipa Jacinto (343.º geral)

O vencedor da prova masculina foi o bombeiro Paulo Costa da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra e na prova feminina, Rita Domingues do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa foi a grande vencedora.

[Imagem: BVM]

Leia também